sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Resposta a postagem de um irmão sobre "Os que entram no sobrenatural"

Devido ao assunto ser um pouco longo, tive que abrir uma nova postagem. Agradeço ao Evangelista Sergio Fraga pela postagem.
Postagem do irmão:

Pergunto eu:


1º O que é o sobre natural?

2º Deus é dobre natural ou natural?

3º E o Espírito Santo?

Você e eu sabemos explicar como Pedro levantou Dorcas da morte?

Sim foi Jesus, mas como?

Isto não é sobre natural?

Saberíamos explicar?

Não, Está além da nossa visão natural.

Jesus disse em Jo.14:12. Quem crer em mim farão as mesmas obras que eu faço, e a farão maiores, porque eu vou para junto do Pai.

Deus te abençoe
=============================
Respondendo:

Prezado irmão,


Agradeço sua postagem, e fico feliz em poder apresentar melhor o assunto “sobrenatural”. Lembro que não sou nenhuma autoridade no assunto, nem possuo diploma teológico, mas creio completamente na Palavra de Deus, e também na orientação do Espírito Santo quanto a sua interpretação para a Igreja. E a Bíblia nos diz categoricamente que TODAS as coisas foram criadas por Deus, tanto as coisas materiais quanto as imateriais.

Deus é Espírito, e é sobrenatural. Porém, se dissermos: “Se Deus é sobrenatural, tudo o que é sobrenatural também provém de Deus”, estaremos caindo em um “sofisma”, que é uma armadilha baseada em uma FALSA lógica, pois o sobrenatural também abrange entidades espirituais que não são Deus, nem tão pouco são benignas, embora tenham sido todas por Ele criadas. Portanto, no “sobrenatural” existem distinções de lugares e atributos, onde o lugar mais ELEVADO de todos é a habitação do próprio Deus, que é UNICO em sua SANTIDADE, RETIDÃO e JUSTIÇA e os mais excelentes atributos.

Este lugar é o verdadeiro Santo dos Santos (representado figurativamente no tabernáculo judaico do AT.), onde somente um é digno de ser recebido: Jesus Cristo, o Eterno Sumo Sacerdote.

Dito isto, podemos analisar o que tem ocorrido hoje com muitas pessoas que, inicialmente incrédulas, passam a acreditar que qualquer experiência sobrenatural provém de Deus. A realidade é que as coisas sobrenaturais existem e se sobrepõe ao mundo físico, e nós homens, somos totalmente incapazes de discerni-las quanto ao seu caráter e sua origem. Somente através da Palavra de Deus, é que nós somos capazes de obter verdadeiramente este entendimento.

"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho." (Salmos 119 : 105)

Muitas pessoas, erroneamente se aprofundam nos ensinamentos místicos das religiões da nova era, após perceberem que estão lidando com poderes sobrenaturais reais. E a maioria destas religiões e práticas ocultas, pregam que todas as manifestações sobrenaturais são manifestações dos atributos de Deus. O nome disto é Panteísmo, o qual deu origem a todas as formas de paganismo religioso, como hinduísmo, espiritismo, religiões africanas, religiões célticas, que são a Nova Era (a velha mentira do Éden).

Tudo o que foi escrito e feito na Bíblia, foi inspirado pelo Espírito SANTO, que é o ÚNICO a proceder diretamente de Deus. Sendo Ele o responsável por todas as manifetações de poder, milagres, ressucitação de mortos e conversões, além da preservação da SÃ DOUTRINA, que foi dada aos apóstolos. O próprio Espírito SANTO nos orienta sobre a ação dos espíritos enganadores, os quais simulam santidade, realizam prodígios e buscam desviar o homem do verdadeiro caminho, que é Jesus Cristo.

"E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz." (II Coríntios 11 : 14)

Lamentavelmente, vemos muitos crentes recebendo “unções espirituais” estranhas, e principalmente a revelação e divulgação de doutrinas totalmente alheias à Palavra de Deus. A Palavra de Deus é o próprio Jesus, e qualquer espírito que nega ou adultera a palavra de Deus procede do espírito anticristo.

Se não conhecem as Escrituras, como saberão eles que ela está sendo negada?

Ninguém terá da parte do Espírito Santo, a anulação de seus sentidos e da sua consciência, pois “o espírito dos profetas está sujeito aos profetas”. Então, quando vemos homens em “transe” (fora de sua consciência natural), urrando, chirleando, imitando animais, ou fazendo qualquer coisa de forma inconsciente e automática, seguramente estamos vendo uma manifestação sobrenatural que não procede de Deus, portanto, não possui nenhum tipo de SANTIDADE. Misticismo não produz santidade.

Deus define com precisão a utilização dos dons “sobrenaturais” procedentes do Espírito SANTO, que devem ser recebidos em benefício da Igreja, com toda decência e ordem, a fim de não quebrar a reverência que deve ser mantida na reunião da congregação, para que o incrédulo creia e se converta, ao invés de sair escandalizado.
=================================
Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?" (Isaías 8 : 19)

"AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." (I João 4 : 1)

"E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas." (I Coríntios 14 : 32)

"Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;" (I Timóteo 4 : 1)

"Porque são espíritos de demônios, que fazem prodígios; os quais vão ao encontro dos reis da terra e de todo o mundo, para os congregar para a batalha, naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso." (Apocalipse 16 : 14)

"Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade;" (Hebreus 12 : 28)


O Deus que criou todas as coisas, a todas julgará.

Graça e Paz

Wellington Leal
Autor do Blog.

Um comentário:

Pastor Sergio Fraga disse...

Wellington, agora entendi a sua colocação e estou de pleno acordo,o problema no caso não é o de não se envolver com o sobrenatural, mas de cuidado, pois há muito engano. Você há de concordar comigo, que o estarmos nos relacionando com Deus já é um ato sobrenatural, porque não o vemos fisicamente, hoje nós entramos no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, que também não vemos e que entendemos vagamente, este sangue encobre o nosso pecado e nos dá acesso a presença do Altíssimo, isto está no campo do sobrenatural, mas que temos que aceitar pela fé.
O seu cuidado é o mesmo meu, pois não servimos pelo o que vemos , mas pela fé no que não vemos. A maioria das pessoas se deixam levar pelas emoções e vivem correndo atrás de milagres, no que consiste em grande perigo.
Mas eu acho que precisamos também ver um evangelho completo, como os que os discípulos do tempo de Cristo assistiram, afinal Jesus disse: Estes sinais seguirão aos que crerem, ora quem crer, não corre atrás dos sinais, mas buscam viver uma vida de acordo que estes sinais acompanhe suas vidas.

Obrigado por sua resposta gentil,eu também sou um humilde servo apenas.
Deus continue te abençoando.