quinta-feira, 23 de junho de 2011

Justificação Simplificada e Imerecida

Como um homem gentio, ímpio e pecador, pode se tornar um justo diante de Deus? O que ele terá de fazer para alcançar tão grande honra? Como poderá retribuir este tremendo benefício?

Para tentar esclarecer estas importantes questões, devemos nos atentar e meditar sobre o que dizem as Escrituras a este respeito. Precisamos conhecer a Lei de Deus, com a profundidade que nos é revelada em Jesus Cristo, para assim sabermos que ela não só condena nossos atos, mas condena também nossas palavras, pensamentos e intenções. Por ela, somos irremediavelmente condenados à morte, devido a nossa natureza pecadora.

"Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus." (Romanos 3 : 19)

"Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las." (Gálatas 3 : 10)

"Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado;" (Romanos 3 : 9)

"Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada." (Gálatas 2 : 16)

"Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." (II Coríntios 5 : 21)

Justificação Simplificada from iPródigo on Vimeo.


Abraão foi obediente em oferecer seu filho Isaque em holocausto (a nossa carne), porque confiou na Palavra da Promessa, que Deus havia lhe dado:
"E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos." (Gênesis 22 : 8)

O mesmo Deus que providenciou o cordeiro que foi imolado em lugar de Isaque, providenciou o Cordeiro Santo para resgatar a humanidade da condenação do Pecado.

"No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." (João 1 : 29)

Por isto, como Abraão, somente pela fé podemos receber Jesus como o Cordeiro Perfeito. Que em seu sacrifício único e eterno, foi imolado em nosso lugar, recebendo em si mesmo todo o castigo por nossas transgressões, e sofreu a morte dos pecadores. Sendo Ele inocente, justo e santo, a morte não O conseguiu reter, tendo sido derrotada a em sua ressureição.

"Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?" (I Coríntios 15 : 55)

Quando entendemos que nada podemos oferecer em troca de sua oferta de amor, e que em nada somos merecedores de seu favor, somos constrangidos a nos humilhar perante a sua incomparável justiça, santidade e perfeição. Somente assim podemos dar-lhe a verdadeira honra, glória e adoração, pois somente Ele é digno de receber.

"E ouvi toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre." (Apocalipse 5 : 13)

Damos Graças à Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo !

Se Deus é bom e poderoso, como coisas ruins acontecem? - Voddie Baucham